Conheça um pouco sobre a história da bíblia pela língua espanhola, que possibilitou que a palavra de Deus chegasse s todas as nações de língua espanhol e proporcionando o crescimento do evangelho.

A tradução da Bíblia mais conhecida e usada, em língua espanhola, se chama Reina-Valera. A tradução original foi feita por Casiodoro de Reina, em 1569. Essa Bíblia ficou conhecida como Bíblia Del Oso (A Bíblia do Urso), porque o logotipo do impressor, que parecia na capa da Bíblia, era um urso. O texto de Reina foi revisado por Cipriano de Valera, em 1602, e, a partir daí, surgiu a designação Reina-Valera. Considerada um clássico da língua espanhola, a Reina-Valera foi revisada umas dezenove vezes, ao logo dos tempos. A mais recente revisão, patrocinada pelas Sociedades Bíblicas Unidas, foi feita em 1995. Trata-se de uma revisão mais completa do que as anteriores, mas dentro dos padrões de tradução e de estilo que permitem que o texto seja, ainda, identificado como Reina-Valera. Por mais que outras traduções contemporâneas tenham procurado tornar o texto bíblico mais compreensível, nenhuma delas supera a Reina-Valera em beleza literária.

Compre sua biblia de estudos

Em 1966, as Sociedades Bíblias Unidas publicaram um Novo Testamento em versão popular chamado de Dios llega Al Hombre (Deus vem até o Homem). Essa tradução, idealizada pelo Dr. Eugene A. Lida e desenvolvida desde o final da década de 1950, foi o projeto-piloto das traduções de tipo “linguagem comum” ou “linguagem de hoje”. Serviu de inspiração e modelo para o projeto que resultaria na influente Good News Bible, Em inglês. A Bíblia completa em versão popular surgiu em 1979, com o título de Dios Habla Hoy (Deus Fala Hoje). Esse texto recebeu uma edição de estudo, publicada em 1994. Foi a primeira Bíblia de Estudo a ser publicada pelas Sociedades Bíblias Unidas, tornando-se modelo para Bíblias de Estudo em outras línguas, inclusive o português.

PLAY LIST – DE GÊNESIS A APOCALIPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima