Uma das perguntas mais básicas com que qualquer pessoa de fé pode debater-se é porque coisas ruins acontecem com pessoas boas. O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesma em meio a duras provações. A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta. Ao longo de toda as suas provações, Jó manteve sua integridade e sua confiança em Deus, mesmo quando alguém o instou a “[amaldiçoar] a Deus, e [morrer]”. Já que todos nós podemos sentir-nos como Jó num momento ou outro, esse livro nos oferece uma análise pungente de algumas das perguntas mais difíceis da vida. Aprendemos que temos que confiar estando tudo bem ou estando tudo mal, porque nosso Deus não muda.

A-triste-perdas-de-jó
A vida de Jó

Ainda que ele me mate, nele esperarei” Jó 13:15

Características marcantes desse livro?

O livro de Jó foi escrito quase inteiramente em linguagem poética, com um prólogo e um epílogo em prosa, e costuma ser classificado como literatura de sabedoria. Uma das qualidades mais singulares do livro é que ele faz duas perguntas difíceis — “Por qué as pessoas justas escolhem a retidão?” e “Por qué os justos sofrem?” — más não oferece respostas simples. Na verdade, o livro de Jó convida os leitores fiéis a exercerem fé em Deus, como quando Jó disse acerca do Senhor: “Ainda que ele me mate, nele esperarei”. O livro também exorta os fiéis a olharem além das tribulações desta vida em direção à gloriosa Ressurreição possibilitada pelo Salvador, pois Jó testificou corajosamente: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e (…) em minha carne verei a Deus”.

O livro de Jó também se destaca por uma passagem que confirma a realidade da vida pré-mortal, quando “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam” por ocasião da Criação da Terra.

Espero meu amigo ter ajudado você com este poster a entender os planos de Deus em nossas vidas tendo a vida de Jó como exemplo. Deus abençoe a todos.


Porque eu sei que o meu Redentor vive, e (…) em minha carne verei a Deus” Jó 19:25-26

SEGUE NOSSA INDICAÇÃO DE BÍBLIAS PARA SEU ESTUDO:

BÍBLIAS EM PORTUGUES: – https://amzn.to/3V7gQh8

BÍBLIA EM FRANCES: – https://amzn.to/3Eq9mQB

BÍBLIAS EM ESPANHOL: – https://amzn.to/3epUDdA

BÍBLIAS EM INGLÊS – https://amzn.to/3Eqb3xr

BIBLIA EM ITALIANO – https://amzn.to/3yty12S

BÍBLIA EM JAPONÊS – https://amzn.to/3MqhbaP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima