A ressurreição é um tema central na Bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A ressurreição é a crença de que alguém que morreu pode ser trazido de volta à vida. Na Bíblia, a ressurreição é vista como um evento divino e é associada à vida eterna e à salvação.

No Antigo Testamento, há várias referências à ressurreição. Por exemplo, em Daniel 12:2, lemos que “muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno”. Isso sugere que há uma vida após a morte e que as pessoas serão julgadas de acordo com suas ações na vida.

Na literatura apócrifa encontramos também algumas referências a ressurreição, como por exemplo no livro de Ezequiel (37:1-14) onde se conta a história do “Vale dos Ossos Secos” que é uma metáfora da ressurreição.

PROMOÇÕES IMPERDIVEIS, LEIA A BÍBLIA NO CELULAR

No Novo Testamento, a ressurreição é ainda mais central. A ressurreição de Jesus é o evento fundamental da fé cristã. Jesus foi crucificado, morto e sepultado, mas no terceiro dia ressuscitou dos mortos. Essa ressurreição é vista como a prova de que Jesus é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. A ressurreição de Jesus também é vista como a garantia da ressurreição dos cristãos no final dos tempos.

Em Paulo, encontramos uma das principais refências a ressurreição no Novo Testamento. Em 1 Coríntios 15:20-22, Paulo escreve: “Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que dormem. Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um em sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda”. Isso sugere que a ressurreição de Jesus é o primeiro passo para a ressurreição geral dos mortos no final dos tempos.

Em resumo, a ressurreição é um tema central na Bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. A ressurreição é vista como um evento divino e é associada à vida eterna e à salvação.

REFERENCIAS BÍBLICAS SOBRE A RESSURREIÇÃO

Existem muitas referências bíblicas sobre ressurreição, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Algumas das principais referências incluem:

  • No Antigo Testamento, Daniel 12:2: “E muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.”
  • No Novo Testamento, João 11:25-26: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.”
  • 1 Coríntios 15:12-20: “Mas, se é pregada a ressurreição dos mortos, como dizem alguns entre vocês que não há ressurreição dos mortos? Se não houver ressurreição dos mortos, então Cristo também não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã a vossa fé. E somos achados falsos testemunhas de Deus, porque testificamos contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, a quem ele não ressuscitou, se é verdade que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, nem Cristo ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e ainda estais em vossos pecados. Então também os que dormiram em Cristo pereceram. Se nós só esperamos em Cristo para esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”
  • Romanos 8:11: “E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também os seus corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vocês.”
  • 1 Tessalonicenses 4:13-18: “Não queremos, irmãos, que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não sejam tristes como os outros que não têm esperança. Pois, se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus trará, mediante Jesus, os que nele dormem. Digo isto a vocês, por palavra do Senhor: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Pois o Senhor mesmo, com um grito, com a voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, descerá
Compre sua biblia de estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima