ABERTURA DO SEGUNDO SELO

E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. —

Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivo dizer: “Venha!”.
Então surgiu um cavalo vermelho. Seu cavaleiro recebeu uma grande espada e autoridade para tirar a paz da terra. E houve guerra e matança em toda parte.
Apocalipse 6:3,4

Apocalipse 6.3-4

O Anticristo, o cavaleiro do cavalo branco, começará suas conquistas por meio da paz e do engano. Seu discurso será de uni cação, promoverá a coexistência entre as nações e as religiões, e convocará o mundo para entrar em acordos políticos e econômicos em nome da paz e da prosperidade. Mas, posteriormente, ele aposentará o seu arco sem flechas e empunhará uma grande espada. Será a chegada do cavaleiro do cavalo vermelho.

Nosso inimigo, o diabo, sempre se aproxima de forma dócil e sutil para depois liberar sua fúria. Tem sido assim desde o Éden, quando enganou Eva prometendo-lhe conhecimento e status igual ao de Deus, e muito mais atualmente. Filho de Deus, que atento!

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
2 Coríntios 11:14

Como sua principal característica é o engano, o disfarce não dura muito. Inevitavelmente, revela sua verdadeira intenção, mesmo que demore algum tempo. Podemos verificar que a opinião mundial ao longo da história prossegue como um pêndulo em movimento. Uma opinião atinge seu ápice em uma determinada época e, então, vai enfraquecendo com o tempo, até uma opinião oposta se fortalecer e ficar também em evidência. Vemos isso ocorrer também aqui entre o primeiro e o segundo selo. Após a abertura do primeiro selo, a agenda da paz será a bandeira principal. Mas ela irá falhar, e aí então será levantada a bandeira da guerra como única forma de prevalecer contra os problemas mundiais. A paz na Terra acabará.

Guerras sempre existiram, mas nada será como esse período após a abertura do segundo selo. Todas as guerras que este planeta já viu foram um “ensaio” para esse período. O desenvolvimento tecnológico tem equipado o mundo com sistemas capazes de uma destruição jamais vista. Grandes potências, como China, Rússia e Estados Unidos, investem alto em inteligência artificial para ampliar seu potencial bélico. Recentemente, o centro de pesquisas norte-americano Rand Corporation divulgou um relatório alertando para que ferramentas de inteligência artificial aumentam o risco de uma guerra nuclear.

O vermelho deste cavalo, associada ao fato de que muito sangue será derramado em guerras, no texto original significa “vermelho como chamas”. Sabemos que as principais armas de guerra atualmente são bombas de todos os tipos, principalmente as atômicas, cujas explosões ardentes ceifam vidas em fração de segundos. Seu poder de destruição com certeza se encaixa no sentido da grande espada que foi dada a esse cavaleiro.

Na Primeira Guerra Mundial, encerrada em 1918, após quatro anos, mais de 18 milhões de pessoas morreram. No m da Segunda Guerra Mundial, apenas 27 anos mais tarde, foram contabilizados cerca de 80 milhões de mortos. Qual seria o saldo de uma Terceira Guerra?

Perguntado, em 1949, sobre as armas que seriam usadas em um novo conflito mundial, logo após o uso de duas bombas nucleares que encerraram a Segunda Guerra, Albert Einstein respondeu: “Eu não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será travada, mas a Quarta Guerra Mundial será travada com paus e pedras”.

Certamente, o saldo de uma próxima guerra mundial será apocalíptico. Em contraste gritante, a mensagem da coexistência dará lugar à luta pela sobrevivência… e as pessoas matarão umas às outras, sem nenhuma hesitação. Dura será a realidade dos que ficarem após o arrebatamento…

Não é melhor vencer a guerra espiritual que travamos agora contra o diabo, o mundo e a nossa carne, do que nos encontrarmos no meio de uma guerra física e sangrenta, sem poder sequer contar com o Espírito Santo?

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. — Efésios 6.10-12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima