O Rei Josias foi um dos mais importantes reis de Judá, que reinou durante o século VII aC Ele é mencionado em 2 Reis 22-23 e 2 Crônicas 34-35 como um líder piedoso que se esforçou para levar Judá de volta à adoração de Yahweh .

Josias tornou-se rei com apenas 8 anos de idade, após a morte de seu pai, o rei Amom. Quando ele completou 16 anos, começou a buscar o Senhor e se dedicou a obedecer aos seus mandamentos. Em seu 18º ano de reinado, ordenou uma limpeza geral do templo de Jerusalém, que havia sido negligenciado por anos. Durante a limpeza, foi encontrado um livro da lei (provavelmente o Deuteronômio), que foi lido em voz alta para Josias e para todo o povo. A leitura do livro trouxe de pecado ao rei, que atendeu a necessidade de se arrepender e voltar-se para o Senhor.

A partir daquele momento, Josias iniciou uma campanha para erradicar a idolatria e as práticas pagãs em Judá. Ele destruiu altares e imagens de deuses falsos, e proibiu o culto a Baal, Aserá e outros deuses cananeus. Além disso, Josias reformou o sacerdócio e a religião em Judá, e ordenou a celebração da Páscoa em cumprimento com a lei de Deus.

Infelizmente, a reforma de Josias não foi suficiente para impedir o julgamento de Deus sobre Judá por causa dos pecados do povo. Em 609 aC, Josias foi morto em batalha contra o faraó Neco do Egito, que estava se preparando para enfrentar o império babilônico.

Apesar de sua morte prematura, Josias é lembrado como um exemplo de liderança piedosa e comprometido com a palavra de Deus. Ele desenvolveu sua vida a seguir os mandamentos do Senhor e ensinou o povo de Judá a fazer o mesmo. A história de Josias nos ensina a importância de buscar o Senhor de todo o coração e colocar a palavra de Deus na prática em nossas vidas.

GENEALOGIA DO REI JOSIAS

A genealogia do Rei Josias é apresentada em 2 Crônicas 34:1-2, que diz: “Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém trinta e um anos. Fez o que era reto aos olhos do Senhor, seguindo os caminhos de seu pai Davi, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda.” Em relação à sua ascendência, o versículo 2 diz: “Em seu oitavo ano de reinado, ainda jovem, ele começou a buscar o Deus de seu predecessor Davi. Em seu décimo segundo ano de reinado, começou a purificar Judá e Jerusalém, destruindo os altares idólatras, os postes sagrados, as imagens esculpidas e fundidas e os ídolos de metal.”

A Bíblia não fornece muitas informações sobre a genealogia de Josias, além de que ele era descendente de Davi e que seu pai era Amom, que não era um rei justo. No entanto, Josias se destacou como um rei piedoso que buscou a Deus e reformou a adoração em Judá, removendo as práticas idólatras e restaurando o culto ao Senhor. Sua vida e reinado são um exemplo de como podemos buscar a Deus e ser fiéis a Ele, mesmo em meio a uma cultura corrupta e idólatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima