Nesta estudo contaremos um breve resumo da historia de Rute e sua fé.

O livro de Rute relata uma linda história de conversão de uma mulher corajosa, determinada e leal, que mostrou sua fidelidade.

A fidelidade e a união entre Noemir e sua nora, Rute é um exemplo de como deve ser o relacionamento que devemos cultivar dentro e fora da família. A história de Rute também nos mostra que o Senhor é fiel e abençoa aquele que obedece sua palavra e a coloca em primeiro lugar em suas vidas.

Quem escreveu o Livro de Rute?

Apesar de todos os esforços dos estudiosos e historiadores bíblicos não se sabe que escreveu o livro de Rute.

Quando e onde foi escrito?

Como não há comprovação de quem escreveu, não há como determinar quando foi escrito o livro de Rute. Lendo o livro podemos ter uma ideia geral de quando se passou a história de Rute, O livro conta a história do homem Elimeleque , que viveu na época em que os Juízes eram figuras importantes de Israel.  ( Rute 1:1-2 ).

Como o livro contém a descrição da genealogia de Davi ( Rute 4:17-22), o livro de Rute deve ter sido escrito na época de Davi ou Salomão, após o exílio de Israel na babilônia.

Na história de Rute fala de um período pós exílio, vemos isso com a realização de casamento entre povos diferentes, como Amom e Moabe. Conta sobre os Judeus desta época que acreditavam que eles deveriam se manter separados de pessoas de outras nações que não fosse a Israelita. (Esdras 9-10; Neemias 10:29-31; 13:1-3, 23-27).

O livro mostra a bisavó do rei Davi que foi uma mulher justa e equilibrada de Moabe que decidiu se converter à religião israelita, casando dentro das tradições, Rute foi uma mulher boa e leal ao Deus de Israel. O livro tem por principal mensagem mostra que a fidelidade ao Senhor está acima de tudo.

CARACTERÍSTICAS MARCANTES DO LIVRO.

O livro de Rute é um dos poucos livros que leva o nome de uma mulher no título, e conta a história e o exemplo de uma mulher que com sua fé é um exemplo para todos nós, o Livro é marcante por passar uma mensagem de esperança, narrando a jornada de Rute e Noemi uma história de tristeza que terminou otimismo e felicidade. Em outras palavras, começou ruim e terminou bem.

Uma das maiores mensagens do livro de Rute é a redenção que hoje se aplica a todos nós. Rute era uma estrangeira sem filhos e viúva que para os tempos bíblicos era a pior situação que uma mulher poderia se encontrar, sendo rejeitada por todos a sua volta, deixando-a em uma situação de extrema miséria. Rute se converteu ao Senhor e Deus colocou em seu caminho um homem chamado Boaz casou – novamente teve filhos e gozou de uma vida próspera sendo reconhecida como israelita.

CONCLUSÃO

Assim como a história de Rute que não desanimou diante de uma situação, que aos olhos de todos era uma situação que não poderia mudar pelas forças humanas. e por sua confiança em Deus saiu das trevas para luz, devemos tambem não olhar para nossa situação e crer que a um Deus que pode mudar todas as coisas. O interessante é que o Senhor Jesus, o redentor de todos nós, foi um dos descendentes de Rute. ( Mateus 1:5-6)

Deus abençoe a todos.

Cursos, bÍblia e livros do meio cristão É SÓ CLICAR NO LINK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima